Sejam Bem Vindos!!!!!

A todos que buscam conhecimento de uma maneira simples e descontraída




Muitas vezes achamos que tudo que sabemos, tudo que somos foi uma escolha nossa, sera?
Será que não apenas reproduzimos o que nossa sociedade é?
Será que realmente somos autônomos?


A história não é uma disciplina decorativa como muitos pensam, pelo contrário ela busca fazer com que as pessoas pensem, critiquem, reajam aos acontecimentos em sua volta, não como bonecos, marionetes, mas como seres consciêntes e capazes e mudar seu "destino".

PENSE, SINTA, VIVA HISTÓRIA

quarta-feira, 15 de julho de 2015

A I GUERRA MUNDIAL (3º Ano)




movimentação de tropas durante a I Guerra
Entre os anos de 1914 e 1918, ocorreu o primeiro conflito bélico que assumiu proporções globais. A Primeira Guerra Mundial foi qualificada por seus contemporâneos como A Grande Guerra, isso porque nenhuma das guerras europeias que a precederam, como a Guerra Franco-Prussiana, haviam assumido dimensões tão catastróficas.


CURIOSIDADE: É interessante relembrar que a I Guerra vai adquirir essa ideia de “MUNDIAL”, somente com a entrada dos Estados Unidos da América, pois com a entrada deste país teremos participação de todos os continentes na guerra.


Antecedentes e contexto histórico

Vários problemas atingiam as principais nações europeias no início do século XX. O século anterior
Charge sobre a I Guerra Mundial
havia deixado feridas difíceis de curar. Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. Alemanha e Itália, por exemplo, haviam ficado de fora no processo neocolonial, fato esse decorrente de sua tardia unificação, fato que ocorrera também com a Itália. Enquanto isso, França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor.
Além disso, vai ocorrer durante o século XX uma forte concorrência comercial entre os países europeus, isso se deu devido as transformações ocorridas com a Revolução Industrial, que gerava tanto a necessidade de grande quantidade de matéria prima como também de mercado consumidor, nisso, ocorrerá um fenômeno conhecido como Imperialismo ou Neocolonialismo. Esta concorrência gerou vários conflitos de interesses entre as nações.
Ao mesmo tempo, os países estavam empenhados numa rápida corrida armamentista, já como uma maneira de se protegerem, ou atacarem, no futuro próximo. Esta corrida bélica gerava um clima de apreensão e medo entre os países, onde um tentava se armar mais do que o outro, gerando o que ficou conhecido como paz armada

CURIOSIDADE: A paz armada, embora haja o nome de paz, na verdade o que existia era um profundo temor, o equilíbrio existente entre os países não era mantido pela ideia de unidade, ou auxílio mútuo, um pais não atacava por achar que o outro estava mais bem armado, assim ele ia e se armava mais ainda, gerando assim um círculo.

Existia também, entre duas nações poderosas da época, uma rivalidade muito grande. A França havia perdido, no final do século XIX, na guerra Franco-Prussiana, a região da Alsácia-Lorena para a Alemanha, durante a Guerra Franco Prussiana. O revanchismo francês estava no ar, e os franceses esperando uma oportunidade para retomar a rica região perdida.
O pangermanismo e o pan-eslavismo também influenciaram, fazendo com que aumentasse ainda mais o estado de alerta na Europa. Havia uma forte vontade nacionalista dos germânicos em unir, em apenas uma nação, todos os países de origem germânica. O mesmo acontecia com os países eslavos. Esse movimento de nacionalismo não deve ser confundido com o de patriotismo, o patriotismo significa ter amor pelo pais, mesmo se tendo consciência que o pais está cheio de defeitos, já o nacionalismo ou ufanismo representa uma visão radical onde seu pais é o melhor de todos e os demais são simplesmente “imprestáveis”.

RESUMO DAS CAUSAS:

IMPERIALISMO, NACIONALISMO E REVANCHISMO 


A GUERRA!!!

Francisco Ferdinando (vivo)
O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.
assassinato de Francisco Ferdinando


Política de Alianças

Os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares desde o final do século XIX. Durante o conflito mundial estas alianças permaneceram. De um lado havia a Tríplice Aliança formada em 1882 por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha ( a Itália passou para a outra aliança em 1915). Do outro lado a Tríplice Entente, formada em 1907, com a participação de França, Rússia e Reino Unido.
O Brasil também participou, enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos para ajudar os países da Tríplice Entente.


Desenvolvimento

soldados em trincheiras
A guerra pode ser dividida em duas fases. Na primeira, chamada de guerra de movimentação, os países buscaram aumentar o máximo seus territórios, consequentemente, os países mais fracos foram logo anexados, restando os mais fortes. Despois teremos a fase, denominada de guerra de trincheiras, onde os soldados ficavam, muitas vezes, centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista de pequenos pedaços de território. A fome e as doenças também eram os inimigos destes guerreiros. Nos combates também houve a utilização de novas tecnologias bélicas como, por exemplo, tanques de guerra e aviões. Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas como empregadas.
tanque de guerra inglês


mulher trabalhando em uma fábricas de motores de avião
CURIOSIDADE: com a necessidade de as mulheres trabalharem nas fábricas, as mesmas acabaram conquistando algumas vantagens, suas roupas mudaram, sendo que era mais fácil trabalhar com calças do que com saia. Isso pode parecer pouco, mais as mulheres experimentaram grande liberdade, quando a guerra acabou, muitas não quiseram voltar a ser somente mães, esposas e donas de casa, assim teremos uma espécie de revolução feminina.



No ano de 1917 os Estados Unidos decidiram entrar na guerra. Eles se posicionaram ao lado da Tríplice Entente, já que tinham acordos comerciais milionários envolvidos com países como Inglaterra e França. Esta união foi crucial para a vitória da Entente, tendo em vista que, como os EUA tinham seu território longe dos campos de batalha, suas fábricas estavam com força total, construindo tudo que era necessário para a guerra, o que possibilitou o envio de todo equipamento (comida, roupas, armas e soldados).


Fim da Guerra

Com a entrada dos EUA na guerra houve um aumento no poder de batalha da Entente, enquanto a Tríplice Aliança ficava cada vez mais fraca, resultando na vitória da Entente sobre a Aliança.
Com o fim da guerra à Alemanha foi a maior responsabilizada por tudo o que ocorreu, sendo severamente punida no Tratado de Versalhes, onde a Alemanha teve seu exército reduzido, sua indústria bélica controlada, perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. O Tratado de Versalhes teve repercussões na Alemanha, influenciando o início da Segunda Guerra Mundial.


Resumo das consequências da Primeira Guerra Mundial
A guerra trouxe inúmeras consequências, entre elas:
  • Centenas de Famílias destruídas e crianças órfãs (Cerca de 10 milhões de mortos)
  • Os EUA vieram a se tornar o país mais rico do mundo
  • Fragmentação do império Austro-Húngaro 
  • Surgimento de alguns países (Iugoslávia) e desaparecimento de outros
  • Divisão do império turco após 200 anos de decadência 
  • Aumento do desemprego na Europa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas

Se você tem dúvidas referentes a acontecimentos históricos, ficarei feliz em ajudar!!