Sejam Bem Vindos!!!!!

A todos que buscam conhecimento de uma maneira simples e descontraída




Muitas vezes achamos que tudo que sabemos, tudo que somos foi uma escolha nossa, sera?
Será que não apenas reproduzimos o que nossa sociedade é?
Será que realmente somos autônomos?


A história não é uma disciplina decorativa como muitos pensam, pelo contrário ela busca fazer com que as pessoas pensem, critiquem, reajam aos acontecimentos em sua volta, não como bonecos, marionetes, mas como seres consciêntes e capazes e mudar seu "destino".

PENSE, SINTA, VIVA HISTÓRIA

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Revolução Russa- 1917 (3º Ano)



A Revolução Russa de 1917 foi um dos principais acontecimentos do século XX. Acontecimento esse que irrompeu durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), apesar de seus antecedentes remeterem ao ano de 1905, em que o correu a primeira tentativa revolucionária, que teve como estopim o episódio marcante conhecido como Domingo Sangrento.
O principal aspecto da Revolução Russa é ela ter sido orientada pela doutrina comunista, desenvolvida pelo filósofo alemão Karl Marx no século XIX – com a ressalva de que tal doutrina foi complementada e acrescida de um plano estratégico por aquele que se tornou o mais importante líder da revolução: Lenin.

Rússia Czarista

Às vésperas da revolução a Rússia era governada pelo czar, que usava de poder absolutista para
Nicolau II o último czar
governar o império. A sociedade era marcada por uma profunda desigualdade e desrespeito, sendo que a maioria da população do império era formada por pessoas de outras nacionalidades. Como a economia era baseada na agricultura (muito atrasada por sinal!), a maior parte da população ficava no campo, sendo que suas vidas se baseavam na luta pela sobrevivência e exploração de forma servil e feudal por parte das elites locais.
Aos poucos o país vai se industrializando, graças a abertura para o capital estrangeiro, no entanto a situação da população não melhorava em nada, por exemplo, a maioria era analfabeta, continuando a situação de exploração e desigualdades, onde se antes eram maltratados pelas elites russas, agora seriam também pelas indústrias estrangeiras, em resumo, se a situação era ruim, cada vez mais ficava pior!
Essa situação fez com que os operários se organizassem e entrassem constantemente em conflito com o czar, além de criar oportunidade para o pensamento marxista.

Preparação política

A divulgação dos pensamentos marxistas possibilitou a formação de vários grupos, dentre eles, o primeiro partido político de caráter marxista do país, o POSDR, o partido operário socialdemocrata russo. Entretanto esse partido político tinha entre seus adeptos algumas diferenças, o que resultou em sua divisão entre mencheviques e bolcheviques. Os mencheviques (minoria) defendia a ideia de haver antes da revolução socialista, deveria haver uma revolução burguesa que viesse gerar desenvolvimento no país. Já os bolcheviques (maioria) defendia a ideia de uma revolução proletária, ou seja, do trabalhador.

A Guerra Russo-Japonesa

Entre 194 e 1905 a Rússia entre em um conflito com o Japão, essa guerra foi motivada pelo desejo dos dois países ampliarem seus territórios, no entanto, a Rússia acabou saindo perdedora. Os custos com esse conflito foram muito altos, fazendo com que a situação de pobreza do país aumentasse, isso acabou gerando um clima de insatisfação população contra o czar.


O ensaio da revolução (1905)

Em 1904 um grupo de trabalhadores reivindicou melhores condições de trabalho junto com seus patrões, em consequência foram demitidos, assim os demais em solidariedade organizaram um conjunto de manifestações públicas pela melhoria na vida dos trabalhadores de todo o império, organizaram uma passeata até o palácio de inverno do czar para fazer tais pedidos, no entanto, ao chegar foram recebidos a bala, sendo que com isso muito morreram, tal acontecimento ficou conhecido como domingo sangrento.
domingo sangrento
Como consequência desse acontecimento ocorreram várias manifestações por toda a Rússia, fazendo surgir os sovietes (que eram assembleia de caráter popular, não contanto com incentivo do governo). A repressão por parte do governo veio de forma cruel e violenta, gerando um saldo de muitos mortos.
Para evitar novos conflitos o czar prometeu realizar um conjunto de reformas para melhorar a vida do povo, entretanto com o tempo, as poucas reformas realizadas pelo czar foram canceladas, fazendo surgir novamente um clima de tensão e conflito entre o governo e o povo.


O fim do regime czarista

O fim do regime czarista, ou seja, a derrubada do poder do imperador, deve ser associado com um acontecimento muito importante, a I Guerra Mundial. Esse conflito acabou por adiantar o processo revolucionário, já que lançou o país em um período de dívidas e ampliação da situação de exploração e pobreza que a população passava.
Ou seja, enquanto o país participava de a guerra a insatisfação popular aumentava, gerando um sentimento anti-governo, assim explodiu um conjunto de manifestações operárias clamando por mudanças, resultando no que ficou conhecida como revolução de fevereiro.


A revolução

Logo no início, quem governou foi o partido menchevique, sendo que seu governo teve que ser
Rússia na I Guerra
divido com o soviete de Petrogrado (o maior e principal do país), tal situação gerou o que ficou conhecido como dualidade de poderes, onde se tinha um governo burguês ao lado de um governo proletariado.
Tal situação, ambos defendiam seus interesses, gerou um conflito entre o governo provisório e o soviete. O governo provisório, formado por mencheviques, aproveitou esse conflito e mandou prender vários líderes bolcheviques, o principal deles, Lênin, para não ser preso fugiu.


Uma revolução dentro da revolução

Os atos do governo provisório fizeram foi aumentar as manifestações contra seu governo, assim os bolcheviques aproveitaram para se fortificar. Com as palavras “pão, paz e terra”, e sobre a liderança de Lênin, que tinha voltado, o partido bolchevique conseguiu assumir o poder.

CURIOSIDADE: o lema “pão, paz e terra” representava, comida para o povo faminto, distribuição de terra, já que o pais vivida da agricultura, e a saída da Rússia da I Guerra Mundial.

Ao assumir o poder Lênir assinou com a Alemanha um tratado de não agressão denominado de tratado de Brest-Litovsk, mais o preço para sair da guerra fora muito alto, sendo que a Rússia teve que abrir mão de muitos de seus territórios.
Depois de perderem o poder para os bolcheviques, os mencheviques se aliaram a um exército contrarrevolucionário, que tinha como objetivo retirar os bolcheviques do poder, tal exército ficou conhecido como “Exército Branco”. Para derrotar tais inimigos o governo bolchevique lançou o que ficou conhecido como comunismo de guerra, que consistia em direcionar tudo que era produzido para a guerra, o governo venceu, mais tal política gerou a morte de muitas pessoas, sobretudo por fome.
Para consertar os estrados do comunismo de guerra foi criado posteriormente o NEP- Nova política econômica, que na verdade misturava características capitalistas com socialistas, no dizer de Lênin, era “um passo para traz para dar dois passos para frente”.

E depois?
Após a morte de Lênin irá haver uma disputa pelo poder por Trotsky e Stalin. O primeiro dizia que a
Stalin, Lênin e Trotsky
revolução só estaria completa quando do mundo aderisse ao socialismo, já o segundo, dizia que a revolução já havia terminado. Essa disputa terminou com Stalin no poder e Trotsky sendo expulso do partido e do país, sendo posteriormente morto a mando de Stalin.

2 comentários:

Dúvidas

Se você tem dúvidas referentes a acontecimentos históricos, ficarei feliz em ajudar!!