Sejam Bem Vindos!!!!!

A todos que buscam conhecimento de uma maneira simples e descontraída




Muitas vezes achamos que tudo que sabemos, tudo que somos foi uma escolha nossa, sera?
Será que não apenas reproduzimos o que nossa sociedade é?
Será que realmente somos autônomos?


A história não é uma disciplina decorativa como muitos pensam, pelo contrário ela busca fazer com que as pessoas pensem, critiquem, reajam aos acontecimentos em sua volta, não como bonecos, marionetes, mas como seres consciêntes e capazes e mudar seu "destino".

PENSE, SINTA, VIVA HISTÓRIA

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Mesopotamia (1º ano)






Mesopotâmia


Mesopotâmia, em grego quer dizer ‘terra entre rios’, situava-se entre os rios Eufrates e Tigre e é conhecida por ser um dos berços da civilização humana. Localizada no Oriente Médio, atualmente esta histórica região constitui o território do atual Iraque.




Vantagens da região

Vale dizer que os povos da antiguidade buscavam regiões férteis, próximas a rios, para desenvolverem suas comunidades. Dentro desta perspectiva, a região da Mesopotâmia era uma excelente opção, pois garantia a população:  água para consumo, rios para pescar e via de transporte pelos rios. Outro benefício oferecido pelos rios eram as cheias que  fertilizavam as margens, garantindo um ótimo local para a agricultura. Nisso há cerca de 4.000 a.C., grupos tribais da Ásia Central e das montanhas da Eurásia chegaram ao local devido às extensas áreas férteis próximas aos rios. Pelos mesmos motivos chegaram, tempos depois os:

                                              Sumérios



Desenvolveram um importante sistema de canalização dos rios para melhor armazenar a água para sua comunidade. Também criaram a escrita cuneiforme, registrando os detalhes de seus cotidianos através de placas de argila, e os zigurates que eram construções piramidais que serviam de armazenamento de produtos agrícolas e de prática religiosa. As cidade-estados de Nipur, Lagash, Uruk e Ur datam da época dos sumérios. Uma curiosidade desses povos estava na descentralização política, ou seja, não havia um império e sim um conjunto de cidade-estados.


                                             Babilônios

Jardins Suspenso da Babilônia


Criaram os primeiros códigos de lei para controlar a sociedade, como as Leis de Talião ( Código de Hamurabi), todavia tais leis não eram muito igualitárias pois o tratamento dado ao criminoso dependia de sua classe social (ex. se um livre matasse outro livre seria morto, todavia se um livre matasse um escravo simplesmente pagaria seu valor a dono), formuladas pelo Imperador Hamurabi, que previam castigos severos aos criminosos de acordo com a gravidade de seus delitos. Por volta do século VII a.C., o Imperador Nabucodonosor II, que formava o Segundo Império Babilônico, ordenou que fossem construídos dois templos que serviriam de grande reverência arquitetônica: os Jardins Suspensos e a Torre de Babel.

                                             Assírios

Tinham uma ampla organização militar e eram ávidos pela guerra. Quando dominavam determinados territórios, impunham castigos cruéis aos inimigos como forma de intimidá-los, para demonstrarem sua hegemonia. Configuraram como os primeiros povos a se utilizar de um exército organizado, que aliado a inovadas técnicas de guerra, fez com que os mesmos dominassem seus inimigos.


                                            Análise Geral

Além destes, os acádios, caldeus e amoritas, dentre outros, também constituíram a sociedade mesopotâmica. Eles eram povos politeístas (acreditavam em vários deuses) e tinham uma ligação religiosa com a natureza.
Os povos da Mesopotâmia também desenvolveram a economia através da agricultura e dos pequenos comércios de caravanas, com base em uma política centralizada por um rei ou imperador.
Por volta do século VI a.C., o Império Persa se fortaleceu sob comando do Imperador Ciro II, que não poupou esforços para tomar o poder dos babilônios, que tinham pleno domínio da Mesopotâmia. A conquista dos persas acabou com as primeiras formas de dinâmica culturais que marcaram a sociedade de origem mesopotâmica, uma das pioneiras da Antiguidade, marcando, segundo alguns pesquisadores, o fim dos mesmos.

Características comuns




No geral, eram povos politeístas, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. No que se refere à política, tinham uma forma de organização baseada na centralização de poder, onde apenas uma pessoa ( imperador ou rei ) comandava tudo, caracterizado como teocracia de regádio, ou seja, poder político baseado na religião e no domínio da água. A economia destes povos era baseada na agricultura e no comércio nômade de caravanas. No caso da sociedade se percebe uma profunda estratificação social, sendo que você morre naquela posição social que você nasceu.


Influência na Atualidade

Há cerca de 4 mil anos, os sacerdotes mesopotâmicos dedicavam-se a estudar os corpos celestes e seus movimentos, acreditando que tais astros influenciavam a vida cotidiana dos homens, com isso desenvolveram a astrologia e a astronomia. Além de aperfeiçoar os conhecimentos matemáticos com o desenvolvimento da álgebra e dividindo o círculo em 360 graus. desenvolveram também o calendário lunar, a semana de sete dias, a divisão do ano em doze meses e o dia em dois períodos de doze horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas

Se você tem dúvidas referentes a acontecimentos históricos, ficarei feliz em ajudar!!