menir |
menir |
A transição para a "história propriamente dita" se dá por um período chamado proto-história, que é descrito em documentos, mas ou são documentos ligeiramente posteriores ou documentos externos. O termo pré-história mostra, portanto, a importância da escrita para a civilização ocidental.
Uma vez que não há documentos deste momento da evolução humana, seu estudo depende do trabalho de arqueólogos ou antropólogos, como por vezes de outros cientistas, que analisam restos humanos e utensílios preservados para determinar o que acontecia.
PERÍODOS
Paleolítico
Dentro deste período, vulgarmente conhecido como Idade da Pedra Lascada, existem três divisões possíveis, sendo que, mesmo dentro de uma das divisões adaptadas, existe uma certa tolerância quanto aos limites temporais:
Paleolítico Inferior (de 2 500 000 - 2 000 000 até 300 - 100 000 anos atrás)
Paleolítico Médio (300 - 200 000 até 40 - 30 000 anos atrás) [2]
Paleolítico Superior (40 - 30 000 até 10 - 8000 anos atrás) [3]
ou ainda uma outra divisão em dois sub-períodos que tem por base o aparecimento do Homo sapiens
Paleolítico Inicial ou "Antigo" - onde se incluem o Paleolítico Inferior e o Médio da divisão anterior.
Paleolítico Recente - que corresponde ao Paleolítico Superior da divisão anterior.
Significado
A palavra "paleolítico" vem do grego e significa antiga pedra.
Duração
É o período da história humana compreendido entre 500.000 a 18.000 anos antes de Cristo.
Características
* Descoberta dos meios de interação com a natureza.
* Vive em pequenos grupos nômades e se abriga em cavernas.
* Desenvolve a linguagem para se comunicar.
* Fabrica utensílios de pedra, osso, madeira. Aparecem machados, martelos, lâminas cortantes e arpões feitos de pedra lascada.
* Fabrica anzóis e agulhas de osso, arco e flecha de madeira.
* Usa trajes de pele para se abrigar do frio.
* Caça, pesca e colhe frutas e raízes como meio de vida.
* Usa o fogo para cozimento de alimentos e defesa contra animais.
* Inicia a arte (pinturas) nas cavernas: figuras de animais, de cadáveres e cenas de caça. São famosas as pinturas rupestres nas cavernas de Altamira (Espanha) e Lascaux (França).
* Acredita na magia e tem sentimento religioso: enterrava os mortos e protegia os túmulos com pedras. A arte nas cavernas tinha um sentido de magia para eles.
Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para uma outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras.
Nesta fase, os seres humanos se comunicavam com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Esta arte, que consistia em representações pictóricas gravadas nas paredes e tetos rochosos das cavernas habitadas ou também em superfícies rochosas ao ar livre, permitia a troca de idéias e a manifestação de sentimentos.
Mesolítico
De 20 a 10 mil anos, também é vulgarmente conhecido como Idade da Pedra Intermediária.
Neste período intermediário, o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura. O domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Com o fogo, o ser humano pôde espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação além de conseguir calor nos momentos de frio intenso. Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência com relação a natureza. Com esses avanços, foi possível a sedentarização, pois a habitação fixa tornou-se uma necessidade.
Neste período ocorreu também a divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades. Enquanto o homem ficou responsável pela proteção e sustento das famílias, a mulher ficou encarregada de criar os filhos e cuidar da habitação.
Neolítico
Utensílios agrícolas típicos do Neolítico e seus possíveis empenhos através de antigas representações egípcias.
De de 10 a 6 mil anos, vulgarmente conhecido como Idade da Pedra Polida.
Significado
Neolítico vem do grego e significa "nova pedra".
Duração
É o período da história do homem compreendido entre 18 mil e 5000 anos antes de Cristo.
Características
* O homem desenvolve melhores técnicas de domínio sobre a natureza.
* O clima da terra se torna mais ameno e favorável à vida.
* Vive em grupos maiores (clãs e tribos), primeiras aldeias. Passa de nômade a sedentário.
* Melhoria nas habitações: o homem sai das cavernas e mora em casas (paliçadas e palafitas) construídas por ele.
* Aperfeiçoou seus utensílios de pedra, osso e madeira, polindo-os. Surgiram foices, lâminas cortantes, enxadas, machados e centenas de utensílios, armas e instrumentos. Utilizou o barro para fazer potes e jarros de cerâmica.
* Fez jangadas, canoas e barcos e navegou pelos mares.
* Melhorou os trajes com os teares manuais que faziam roupas de fibras vegetais (linho) e lã.
* O homem fixou-se na terra e desenvolveu a agricultura, inclusive com o arado de tração animal. As tarefas agrícolas eram de responsabilidade das mulheres, enquanto os homens se dedicavam à caça, à pesca e às tarefas pesadas.
* Dedicou-se à domesticação de animais para a alimentação e transporte.
* Com a invenção da roda apareceram carroças rudimentares.
* Manifestação de religião primitiva baseada nos fenômenos da natureza (fogo, raio, trovão, tempestades, ventos, chuvas), nos astros, etc.
* Aparecem monumentos e construções com grandes pedras, provavelmente por motivos religiosos. Surgem os monumentos megalíticos (menires e dólmens), que eram grandes pedras fincadas no chão sustentando outras pedras gigantescas. Foi o início das gigantescas construções que vão surgir com as civilizações seguintes.
* A arte desenvolveu-se com gravação de figuras em osso, pedra e madeira, e a arte da argila desenvolveu-se com modelagem de potes, vasos, estatuetas e pinturas em cerâmica.
Idade dos Metais
Abrange os dois últimos milênios que antecedem o aparecimento da escrita, por volta de 3500 a.C.
Duração
É o período da Pré-História do homem compreendido entre 5000 a 4000 anos antes de Cristo.
Características
* Com a descoberta do uso dos minérios, como o cobre, o bronze e o ferro, o homem do neolítico dá um grande passo para o progresso, abrindo nova era chamada de Idade dos Metais.
* As aldeias agrícolas crescem e dão lugar aos centros urbanos com vários melhoramentos. Vão surgindo cidades-estados e pequenos reinos com poder centralizado.
* Surgem novas armas, mais poderosas, o que permitiu a alguns reinos dominarem outros pela guerra, formando-se assim os primeiros impérios com a presença de escravos.
* As novas civilizações da Idade dos Metais procuram desenvolver-se perto dos grandes rios e vales.
* A agricultura tomou impulso com novas técnicas (drenagem, irrigação) e novos instrumentos. Aparece o comércio (à base de trocas), a navegação progride com barcos a vela.
* Ao final da Idade dos Metais, por volta de 4000 a.C., aparecimento da escrita, dá-se a passagem da Pré-História para a História propriamente dita. Os historiadores aceitam como certo o aparecimento da escrita na Mesopotâmia e no Egito.
QUER ESCUTAR UMA AULA SOBRE ESSE ASSUNTO?
CLICK AQUI
CLICK AQUI
QUER ASSISTIR UM FILME SOBRE ESSE ASSUNTO?
OPÇÃO 01 - 10.000 ANTES DE CRISTO (CLICK AQUI)
OPÇÃO 02 - A GUERRA DO FOGO (CLICK AQUI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário